Quais as ideias de Walter Benjamin sobre a arte?

Quais as ideias de Walter Benjamin sobre a arte?

Benjamin discorreu principalmente sobre a Arte, particularmente em seu texto A Obra de Arte na Época de sua Reprodutibilidade Técnica, no qual ele defende uma visão materialista, segundo a qual toda produção artística é circundada por uma certa ‘aura’, que revela sua singularidade.

O que é reprodutibilidade técnica e para que serve?

A reprodutibilidade técnica do filme tem seu fundamento imediato na técnica de sua produção. Esta não apenas permite, da forma mais imediata, a difusão em massa da obra cinematográfica, como a torna obrigatória.

O que significa a era da reprodutibilidade técnica para a filosofia?

É o surgimento das massas, provindo das técnicas de reprodução, que torna possível a transformação da arte e do modo de percebê-la.

Quais são os valores da arte Segundo Walter Benjamin?

Walter Benjamin aponta para algumas questões importantes como a noção de autenticidade, o valor de culto e a unicidade na obra de arte. O “hic et nunc” do original constitui o que chama de autenticidade, a unicidade de sua presença no próprio local onde ela se encontra.

Qual a visão de Walter Benjamin sobre a popularização da arte?

Para Benjamin, o modo a produção artística foi alterado pela processo da sua reprodutibilidade técnica. O desenvolvimento do processo industrial na produção de obras de arte altera a sua função simbólica. A obra de arte sempre foi reprodutível. Sempre de fizeram cópias dos objecto de arte.

O que é a reprodutibilidade técnica para Walter Benjamin?

Aqui, Benjamin nota a dialética da reprodutibilidade técnica: “Na medida em que essa técnica permite à reprodução vir ao encontro do espectador, em todas as situações, ela atualiza o objeto reproduzido.

Qual a finalidade dos testes de repetibilidade e reprodutibilidade?

O principal objetivo deste sistema é avaliar a consistência e a precisão dos avaliadores.

O que é a técnica em Filosofia?

Aristóteles entendia que a técnica se tratava da capacidade e sabedoria do homem para produzir algo de forma raciocinada. Por isso que a técnica não poderia ser vista como algo mecânico, mas sim como algo intelectual.

O que é a aura da obra de arte para o filósofo Walter Benjamin?

Aura para Walter Benjamin está relacionada à unicidade, autenticidade e tradição de uma obra, ou seja, o que o autor chama de “aqui e agora”, no caso a sua essência.

Qual era a visão de Walter Benjamin sobre a história?

Desse modo, o materialismo histórico de Benjamin substituiu a ideologia de progresso (evolucionismo darwinista; determinismo científico, etc). Sua visão atacava aquela concepção de evolução automática e contínua da civilização, considerada por ele como uma catástrofe contínua da história.

Qual foi a teoria de Walter Benjamin?

Principais características de suas ideias e teorias: Benjamim diz que a mecanização acaba com a “aura” da obra de arte. – O regime fascista buscou organizar os proletários sem ameaçar a estrutura da propriedade, que as massas se esforçam para eliminar. Essa ideia ficou conhecida como “estetização da política”.

Quais são os pontos positivos da reprodutibilidade técnica Segundo Benjamin?

A experiência da reprodutibilidade, a qual Benjamin relata , apresenta-se de modo muito mais acelerado e dinâmico – fazendo com que a cópia atinja, assim, uma incrível qualidade quando comparada com a obra original.

Qual obra de arte aborda a questão da reprodutibilidade técnica?

A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica (no original em alemão,Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit é um ensaio publicado pela primeira vez em 1936, e, posteriormente, em 1955, do crítico cultural, filósofo e sociólogoWalter Benjamin.

O que é teste de repetibilidade?

Com ajuda de diferentes concentrações de gás de teste, são testados o desvio do ponto zero e a linearidade para a faixa de aplicação definida. Isso serve para comprovar que a precisão de repetibilidade dos dispositivos encomendados se situa dentro da faixa especificada.

O que é validade e reprodutibilidade?

A reprodutibilidade de um instrumento de avaliação do consumo alimentar mede se os resultados são similares em duas ocasiões distintas (LEE, 1989), e a validade de um método indica se a informação mensurada reflete exatamente o que pretende medir, pois assim os dados poderão ser generalizados de maneira eficaz.

Qual a essência da técnica para Heidegger?

Heidegger diferenciou a técnica moderna, enquanto esta se dirige para a natureza, sendo uma provocação da técnica antiga, mas empurrando à physis a manifestar as suas possibilidades. A essência da técnica reside no que o filósofo chamou de Gestell (provocação) que é o sujeito no ato de provocar.

O que se entende por aura?

Aura é o substantivo feminino que significa brisa, aragem ou vento suave. Também pode ser um conceito místico ou da astrologia, representando um campo energético que envolve um ser vivo.

Qual é o conceito apresentado por Walter Benjamin?

Sua visão atacava aquela concepção de evolução automática e contínua da civilização, considerada por ele como uma catástrofe contínua da história. Seu pessimismo em relação às catástrofes geradas pelo otimismo sem consciência da ideologia do progresso linear são muito justificáveis e até messiânicos.

Qual era o pensamento de Benjamin?

Qual a filosofia de Walter Benjamin?

A filosofia da história de Walter Benjamin bebe em três fontes diferentes: o romantismo alemão, o messianismo judeu e o marxismo. Não é uma combinatória ou “síntese” dessas três perspectivas (aparentemente) incompatíveis, mas a invenção, a partir delas, de uma nova concepção, profundamente original.