O que é uma corrente interferencial?
Pode-se denominar a corrente interferencial (CI) como um método de estimulação elétrica de corrente alternada de média frequência, que geralmente é utilizada para o alivio da dor1. Contudo, se aplica em outras condições clínicas, tais como reeducação muscular, fortalecimento e redução de edema.
Quais os parâmetros da corrente interferencial?
A corrente interferencial vetorial (CIV) baseia-se em gerar uma interferência entre duas correntes sinoidais alternadas de média frequência (2000 a 4000 Hz) com amplitude modulada em baixa frequência (0 – 250 Hz), conseguindo atingir tecidos mais profundos e tornando-se um meio de fim terapêutico.
Como é aplicada a corrente interferencial?
A corrente interferencial pode ser aplicada através de dois ou quatro eletrodos, dependendo do tamanho da área a ser tratada. As correntes alternadas de média frequência (maior frequência e ausência de propriedades polares) são mais adequadas para tratar os tecidos profundos.
Quais são as correntes de alta frequência?
Alta Frequência é uma corrente alternada que, na eletroterapia, é utilizada em conjunto com eletrodos de vidro, que possuem em seu interior um gás com propriedades físico-químicas que facilitam a transmissão da alta voltagem para o outro extremo do eletrodo.
O que é a teoria das comportas?
A teoria das Comportas da dor (TCD) consiste na modulação da dor através das fibras nervosas, podendo ampliar ou reduzir a condução de informações ao sistema Nervoso Central (SNC) e explica, em parte, como as correntes elétricas promovem analgesia.
Para que serve a corrente Aussie?
Por ter efeitos na estimulação neuromuscular, a corrente aussie é indicada para tratamentos de tonificação muscular, combate à flacidez e redução de medidas. Além disso, ela atua estimulando a circulação local (seja sanguínea ou linfática), sendo muito útil para tratamentos contra a celulite.
Qual o parâmetro correto para aplicar a corrente russa?
Os parâmetros utilizados na corrente russa foram: Frequência ( f ): 30hz, Ciclo: 50%, Rise: 2s, On: 6s, Decay:2s, Off: 20s, modo sincronizado, com a duração de quarenta minutos na região do glúteo máximo e a intensidade a ser colocada respeitou o limite de tolerância da voluntária.
Quais são as diferenças entre as correntes TENS e Interferencial?
Enquanto em outras correntes, como a TENS, a duração da técnica vai de 30 a 40 minutos, a da interferencial é de 15 a 30 minutos. Segundo Filipe dos Anjos, fisioterapeuta e técnico da Casa da Estética, outra vantagem da corrente, além da economia de tempo, é a abrangência do tratamento no corpo.
Quais os efeitos fisiológicos da corrente interferencial?
Ela é comumente utilizada como forma de estimulação elétrica, cujo principal uso clínico é o alívio da dor(7). A corrente interferencial não possui uma ação anti-inflamatória, sendo seu efeito obtido pela inibição do estímulo nociceptivo através dos portões da dor.
São efeitos da corrente de alta frequência?
O principal efeito das correntes de alta frequência ao atravessar o organismo é a produção de calor, que tem por base o efeito Joule. Do efeito térmico, pode-se deduzir outro efeito como o de vasodilatação periférica local.
Quais são as correntes de baixa frequência?
Também podem ser classificadas como correntes de baixa frequência (até 1000 Hz – TENS, FES, Farádica, Galvânica, Diadinâmicas ou microcorrentes), média frequência (de 1000 Hz à 100 KHz – Interferencial (2000-4000 Hz), Russa (2500 Hz)) ou de alta frequência (maiores que 300 KHz – Ondas curtas (27MHz), Microondas (2450 …
O que é a Teoria das Relações Humanas?
A Teoria das Relações Humanas é uma corrente administrativa que enfatiza as pessoas,a organização informal e os agentes existentes na organização, opondo-se às Terias Clássica e Burocrática que focavam com grande propriedade as funções e a estrutura organizacional.
São fatores básicos da Teoria das Relações Humanas?
As três principais características desses modelos são: O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social e prestígio.
Qual a diferença da corrente russa e Aussie?
As duas correntes são alternadas de média frequência, porém, a corrente Aussie possui duas frequências portadoras: 1KHz e duração de pulso igual a 2ms e 4KHz com duração de pulso de 4ms. A Russa apresenta portadora de 2,5 KHz e 10ms de duração de pulso.
Pode fazer corrente Aussie todos os dias?
Em geral são aconselhadas de 10 a 15 sessões, que pode ser realizadas até duas ou três vezes na semana. A manutenção pode ocorrer uma vez por mês.
Quantos abdominais equivale a corrente russa?
Estima-se que, quando realizados corrente, os pulsos elétricos da estimulação russa aplicados na região do abdômen, por apenas por 10 minutos, correspondem a 400 abdominais.
Quais são as principais diferenças da corrente russa e do FES?
A corrente Russa tem um efeito excitomotor e produz uma hipertrofia muscular mais significativa que outras correntes. Já o FES é uma corrente elétrica mais específica de tal forma que possibilita a contração muscular funcional. Deficiências motoras causadas por diferentes patologias neurológicas.
Qual o mecanismo de analgesia da corrente interferencial?
O efeito analgésico da Corrente Interferencial pode ser explicado através dos mecanismos da teoria das comportas e do sistema inibitório endógeno da dor [8]. Freqüências mais altas, por volta de 100 Hz, são responsáveis pelo mecanismo da teoria das comportas [17], diferente da AMF aplicada em nosso estudo.
Quais são os benefícios da alta frequência?
Benefícios da alta frequência ✅ Melhora a oxigenação da pele; ✅ Efeito cauterizador e cicatrizador; ✅ Auxilia no aumento do metabolismo; ✅ Melhora da oxigenação celular e circulação sanguínea.