Quais são as etapas do tratamento periodontal?
Dessa forma, o tratamento periodontal se acontece de duas a três etapas:
- Terapia Básica Periodontal (Raspagem):
- Terapia Cirúrgica:
- Terapia Periodontal de Suporte:
Quais os fatores patogênicos responsáveis pela associação entre periodontite e diabetes mellitus?
Diversos fatores associados ao diabetes mellitus podem influenciar na progressão e na agressividade da doença periodontal: tipo de diabetes (mais extensa em DM tipo 1), idade do paciente (aumento do risco durante e após a puberdade), maior duração da doença e controle metabólico inadequado.
Quais são os mecanismos patogênicos que ligam o diabetes e a periodontite?
Vários mecanismos estão envolvidos na fisiopatologia da DP associada ao DM: produção de produtos de glicosilação avançada, deficiente resposta imune, herança de determinados polimorfismos genéticos, alterações dos vasos sanguíneos, tecido conjuntivo e composição salivar.
O que significa periodontal?
Periodontite (ou doença periodontal) é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam seus dentes, coletivamente conhecidos como periodonto. É a segunda fase da doença da gengiva e ainda mais grave.
O que é terapia de manutenção periodontal?
A Manutenção Periodontal (MP) ou Terapia Periodontal de Suporte (TPS) é o grupo de procedimentos executados em intervalos selecionados para auxiliar o paciente na manutenção da saúde periodontal6.
Como o cirurgião dentista deve proceder durante a fase de manutenção do tratamento periodontal?
O paciente deve utilizar cremes dentais e enxaguante bucal com agentes antimicrobianos para eliminação de bactérias, além disso, realizar visitas regulares ao dentista para limpezas e exames é uma boa solução.
Quais são os fatores etiológicos da doença periodontal?
Estudos afirmam que a etiologia da doença periodontal e gengival é microbiana, sendo a placa bacteriana o principal fator etiológico (origem e causa).
Como ocorre a patogénese da doença periodontal?
Sabe-se que a evolução da doença periodontal é influenciada pela resposta imunológica do hospedeiro e envolve a participação de diversos tipos celulares, os quais produzem uma vasta gama de mediadores químicos, que atuam no local modulando a resposta de defesa em busca do controle da infecção.
O que são mecanismos patogênicos?
Os mecanismos de patogenicidade bacterianos consistem na sequência de ações que provocam uma doença. A patogenia é a análise da ação de um microrganismo no corpo até o mesmo gerar uma doença, ou seja, o objetivo é averiguar a condição clínica de um paciente através do comportamento de uma bactéria.
O que causa a doença periodontal?
A principal causa da periodontite é a placa bacteriana nos dentes, também chamada de placa dental ou biofilme. Outros fatores de risco como o hábito de fumar ou a diabetes não controlada também podem contribuir para o desenvolvimento da periodontite.
Quais as consequências da doença periodontal?
As consequências da periodontite são relacionadas com a perda das estruturas que sustentam os dentes, resultando em mobilidade dos dentes até a perda dentária, o que também causa problemas mastigatórios. Outras consequências incluem o impacto na saúde geral bem como mau hálito ou problemas com a aparência.
Como é feita a cirurgia periodontal?
A cirurgia periodontal é realizada através de anestesia local, ou seja exatamente na zona afetada na gengiva. A seguir é recebido o tecido gengival para enxerto e a chamada zona do “palato duro” de onde este é obtido. Por fim, as zonas são suturadas com pontos.
O que fazer para cuidar da periodontite?
Para prevenir qualquer doença gengival, escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, use fio dental diariamente e faça uma limpeza geral com o dentista a cada seis meses. Se perceber qualquer um dos sintomas citados acima, converse com seu dentista para evitar problemas mais graves.
Quais as etapas que devem ser seguidas em cada consulta de manutenção da terapia periodontal de suporte na prática diária?
É proposto que a consulta na TPS seja dividida em quatro etapas: 1) exame, reavaliação e diagnóstico (ERD); 2) motivação, reinstrução e instrumentação (MRI); 3) Page 5 373 UNOPAR Cient Ciênc Biol Saúde 2011;13(Esp):369-74 Dantas TS, Lelis ÉR, Ferreira JM, Renovato SR, Naves LZ, Fernandes-Neto AJ, et al. tratamento dos …
Quais os principais fatores etiológicos da gengivite?
A gengivite é causada principalmente pela má higiene oral, mas às vezes ocorre por causa de alterações hormonais (p. ex., gestação, menopausa) ou certas doenças sistêmicas (p. ex., diabetes, aids). Limpeza profissional, com ou sem um enxaguante antibacteriano, é normalmente o tratamento adequado.
Quais são os fatores modificadores da gengivite?
Embora seja a placa bacteriana o fator etiológico da periodontite, a progressão e características clínicas da doença são influenciadas por fatores modificadores (fumo, diabetes, alterações sistêmicas, etc.) e genéticos, que podem alterar a susceptibilidade e o grau de infecção.
Quais os fatores que implicam na etiopatogenia da doença periodontal?
Quanto à etiologia da doença periodontal, esta se classifica em: • Fatores determinantes: microrganismos, placa bacteriana; • Fatores predisponentes: anatomia dentária, forma da arcada dentária, respiração bucal, aparelhos ortodônticos, cálculo dentário, contornos das restaurações; • Fatores modificadores: hábitos …
Qual o fator determinante na etiologia da doença periodontal?
O acúmulo de biofilme dental é o fator etiológico primário da doença periodontal5. Entretanto, existem fatores etiológicos secundários, que se classificam em locais ou predisponentes, facilitando a retenção do biofilme e dificultando sua remoção e modificadores, alterando a resposta imunológica do organismo6-1.
Quais são os agentes patogênicos?
Agente etiológico — Agente biológico que pode causar infecção ou doença, também chamado de agente infeccioso ou agente patogênico. São exemplos: vírus, bactérias, protozoários, fungos e rickettsias.
Qual é o significado da palavra patogênicos?
[ Medicina ] Que pode provocar uma doença (ex.: agente patogénico ; microrganismo patogénico ). Grafia no Brasil: patogênico.
Quais são as etapas do período patogênico?
No entanto, no caso de doenças mentais e degenerativas crônicas, por exemplo, esse processo pode ser prolongado por meses e até anos até que finalmente ocorram sinais e sintomas da doença. O período patogênico é dividido em duas etapas. Estes são o período subclínico, também conhecido como período de incubação ou latência e período clínico.
Qual é o período patogênico da doença?
Qual é o período patogênico da doença? O jornal patogênico de uma doença refere-se ao momento em que um patógeno ou doença entra no hospedeiro sem que o corpo ainda apresente sintomas. Durante esse período, são realizadas alterações celulares, teciduais e orgânicas.
Qual a diferença entre patógeno e patogénico?
A patogenicidade relaciona-se com a virulência, que por sua vez denota o grau de patogenicidade. Por este padrão, um organismo pode ser considerado patogênico ou não patogênico em um determinado contexto, mas não “mais patogênico” do que outro.
Quais são as diferenças entre bactérias patogênicas e não-patogênicas?
Muitas vezes, as bactérias patogênicas e as não-patogênicas diferem em um número relativamente pequeno de genes. Os genes que contribuem para a capacidade de um organismo de causar doença são os genes de virulência, e as proteínas que eles codificam são chamadas de fatores de virulência.